domingo, 5 de abril de 2009

Jag älskar Sverige!!

Bom, tenho vivido dias maravilhosos aqui na Suécia, nem sei como comecar a contar minhas experiências...
Essa semana eu participei de uma encenacão sobre a páscoa, muito legal mesmo, seria legal fazer no Brasil também. Não era simplesmente um teatro, o público participava ativamente da construcão e no andamento da encenacão. Havia uma narradora, vestida com túnica como nos tempos de Jesus, que convidava o público pra juntar-se à mesa da última ceia. Havia, no chão, uma toalha grande estendida com copos de suco, pão, frutas, e o pessoal se juntava ao som de uma musica festiva meio árabe. Então comecava o diálogo entre os discípulos. Jesus nunca "aparecia" em cena, sempre a narradora relatava as falas de Jesus. O enfoque dessa cena era a traicão de Judas, então tinhamos 4 discipulos propriamente ditos. No fim Judas saia correndo derrubando cadeiras, etc. Na segunda cena a narradora levava as pessoas para uma sala escura (no caso o hall de entrada do templo) onde haviam umas velas e decoracão com folhagens pra representar o Getsêmane, e eu estava num cantinho tocando uma música triste no clarinete enquanto as pessoas entravam. Então a narradora relatava as atividades de jesus e seus discípulos no jardim. As pessoas podiam ouvir a uma voz masculina (Jesus) orando e falando com Pedro, mas sem vê-lo. Subitamente entra um soldado romano buscando Jesus, aí entra Judas e diz para segui-lo. A terceira cena é na presenca de Pilatos, onde o povo opta por crucificar Jesus (os atores gritam sua preferência por Barrabás e seu desejo de crucificar Jesus). Aí é a parte mais legal. As pessoas são dispostas em filas e recebem vendas para os olhos. A narradora comeca então a descrever as torturas de Jesus. Quando fala em coroa de espinhos, passávamos coroas com pontinhas na cabeca das pessoas. Depois depositávamos pedacos longos de madeira sobre seus ombros, simbolizando a cruz, e então eu e o Johan, que tínhamos chicotes, íamos levando as pessoas até o altar dando fortes chicotadas no chão e nos bancos. As pessoas reagiam bem forte a isso. Depois retirávamos a cruz e enquanto o Johan dava marretadas num pedaco de madeira nós dávamos pregos pra pessoas, que ainda estavam vendadas. Depois as pessoas ouviam Jesus sendo zombado, e quando Jesus bebia o vinagre passávamos com um treco fedorento no nariz das pessoas. Então o Johan ia no meio das pessoas e gritava (gritava mesmo, as pessoas pulavam de susto!!): "Min Gud, min Gud, varför har du övergivit mig!" (Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste!". Nessa parte a música de fundo parava e rasgávamos um pedaco de pano (véu do templo se rasgando). Aí depois seguia relatando as coisas, quando as mulheres iam perfumar o corpo de Jesus passávamos perfume pra cheirarem. As vendas só eram retiradas quando a ressurreicão era anunciada, e as pessoas iam até um lugar onde haviam panos (faixas) e um anjo falava com elas. Foi muito legal fazer parte disso, apresentamos pra criancas de escolas e pra igreja também.

Também conheci um pouco sobre os negócios de cemitério aqui na Suécia com o Johan (o mesmo do teatro), que trabalha com isso na igreja. A igreja faz todo o servico funerário (exceto cremacão), mas a igreja tem cemitério nos arredores (tenho fotos no orkut), que são muito bem cuidados e bonitos. Eles tem a capela e junto da capela eles têm uma sala refrigeradora (eu entrei lá), onde eles guardam os corpos por 2 a 3 semanas até o enterro. Quando eu entrei tinham cerca de 7 caixões...

Hoje eu participei de uma pequena encenacão sobre o domingo de ramos com os juniores no culto, e à tarde eu toquei violão num batismo de uma menina de 15 anos, que vai se confirmar em maio. Depois, à tardinha, eu, o Carlos e o Lehnart (pai da família) fomos caminhar pela cidade, principalmente à margem de um rio. Estava lindo!

Bom, acho que deu de informacões por hoje...

Kram! Abracos!

4 comentários:

  1. bah bruno.. pareceu bem legal mesmo está encenação.. :) tu pode reanimar o teatro qando voltar pro brasil hein? heheheheh
    abençoada semana ai pra ti.. cuide-se e aproveite!!
    muito lindas as fotos do rio e tudo mais!

    abração

    ResponderExcluir
  2. Bruno muito especial a interação da comunidade na encenaçao do texto bíblico. Verdadeiramente um trabalho de percepção e sensibilização enorme, a açao facilita o entendimento e aprendizado.Ficamos felizes com o músico em açao, Graças ao Nosso Deus. abraços fortes dos tios Valquiria e Herbert.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Bruno. Parece que está sendo bem legal mesmo! Que bom!!! Deus te deu esta incrível oportunidade, e com certeza receberás muita experiência de vida com isso. Continues fazendo a diferença neste lugar. Aproveita ao máximo e fica com Deus. Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Legal Bruno!
    Deus te abençoe aí!
    Abraço.

    ResponderExcluir