quarta-feira, 25 de março de 2009

Atividades e Impressões




Onde moro... Onde trabalho...



Uma das igrejas de Kävlinge Cemitério... a coluna quebrada indica suicídio... :(

Meus dias aqui em Kävlinge têm sido bem legais!! Lamento o fato de não ser muito bom em atualizar blogs, mas acho que agora está na hora de fazer isso de novo...

Bom, semana passada, no sábado a gente fez sushi na casa da minha família hospedeira. Foi muito divertido e estava muito bom!!! No domingo assistimos ao culto "Mysterium", que também foi tri massa, tinha um coral muito bom e tudo estava legal. Na segunda feira à tarde eu fui ao "minior group", uma espécie de creche da igreja pra onde algumas criancas vão depois das aulas, direo, e onde brincam, fazem lanche, e têm atividades bem legais. Como a faixa etária é de 6 a 9 anos, elas ainda não falam inglês, mas mesmo assim elas foram super legais comigo!! Ainda na segunda à noite eu e o Carlos fomos à Lund numa janta que o pessoal de lá fez pra nos dar as boas vindas. Foi dez, pois além de a comida estar ótima, o pessoal foi muito receptivo e também tivemos uma espécie de "mini culto", em que duas meninas que foram ao Brasil ano passado por esse mesmo programa de intercâmbio cantaram uma musica em português e tal.
Na terca de manhã tivemos um ensaio pra uma apresentacão que vamos fazer pras criancas referente à páscoa. Depois fui a Lund me econtrar com o Carlos, pra almocar juntos porque às 12:30 fomos a um curso de sueco que vamos participar, é só conversacão, bom informal, e é grátis, então vamos fazer, todas as tercas. À noite a Irene, uma mulher que trabalha no escritório da igreja e com o "minior group" do qual eu falei antes, me levou pra jantar na sua casa e conhecer sua família. O filho mais velho dela, Marcus, convidou a mim e ao Carlos pra no sábado ir a Malmö num evento de ficcão científica onde vão estar atores famosos de Star Wars, Fred Kruger, e outros filmes.

Sobre a igreja da suécia: pude perceber que tem muita gente comprometida, mas que também cada vez mais pessoas evitam ir à igreja e tal, a maioria dos membros ativos são idosos e mulheres. Também tenho percebido que apesar de a igreja sueca ser muito envolvida com muitos projetos (em sua maioria sociais e relacionado com questões globais e ambientais) a fé muitas vezes não é tão importante. Apesar de se falar muito em "um só corpo" e unidade, a mim parece que em muitos casos (não todos!) isso é um pretexto para cada um poder crer no que bem entende, sem precisar sofrer por transformacões no modo de pensar (como diz em Romanos 12:2). A questão é que devemos mesclar a fé e as obras; não destacar um em detrimento de outro, mas deixar que as obras existam pela fé ao passo de que a fé seja fortalecida pelas obras.
A grande maioria das pessoas que trabalham na igreja são remuneradas: músicos, professores, etc, que em geral no Brasil trabalham como voluntários. Isso traz aspectos positivos e negativos. Eu percebo aspectos positivos no fato de que eles têm muito mais trabalhos relacionado com as questões globais de que eu falei, a tal da creche, e isso traz uma certa organizacão pra igreja. Mas, negativamente, isso restringe muito o servico voluntário, e talvez esse seja um dos motivos da evasão de muita gente da igreja. O trabalho fica a cargo de quem é remunerado pra fazê-lo.

Bem, aqui esão algumas das minhas impressões até então, sem muitas conclusões, mas com muito aprendizado.

2 comentários:

  1. Após a leitura do texto a vó disse: Legal! Legal!
    Bruno gostei de saber notícias tuas,teus dias,atividades e tuas realizaçoes.
    Como é a comida sueca?
    Traz algumas receitas.
    DTA , abraçao da Vó.

    ResponderExcluir
  2. Bruno: amei saber que estás gostando da experiência e que estás sendo bem tratado pelos suecos. Pelo que observei teu tempo está todo ocupado com pouco tempo para uma boa soneca(hahaha). Desejo que continues aprendendo muitoooooooooooopor aí e sem adoecer( o que é maravilhoso). Grande abraço
    Sônia

    ResponderExcluir